ROTEIRO DA AULA:
- Faça a leitura do resumo da aula;
- Qualquer dúvida entre em contato com o professor whatsapp ou deixe seu comentário no blog;
- Próxima aula exercícios aprendizagem.
Assim como os ácidos, os álcalis também têm larga aplicação em nossa sociedade moderna. Em nossa casa, por exemplo, eles estão presentes em materiais como sabões, detergentes e outros produtos de limpeza. Na indústria, têm papel fundamental a soda cáustica (hidróxido de sódio comercial), a potassa (hidróxido de potássio comercial) e a amônia (em solução aquosa). Dessas três, merece destaque, graças à sua importância industrial, o hidróxido de sódio, que é amplamente empregado, em especial na produção de papel, sabões, têxtil e petroquímica.
Nomenclatura de ácidos e bases
O nome de muitas substâncias foi atribuído, historicamente, por razões diversas e alguns tornaram-se tão comuns que até hoje são usados mesmo no estudo da Química, como ácido fórmico, açúcar, amônia e outros. Os químicos, no entanto, desenvolveram sistemas de nomenclaturas para as substâncias com regras, as quais são fundamentadas nas estruturas dos constituintes. Vamos aprender agora as regras gerais dos sistemas usualmente adotados em Química.
A regra geral para nomear as substâncias inorgânicas tem como base os nomes dos cátions e dos ânions. Em geral, os cátions são monoatômicos e seu nome é dado pelo próprio nome do elemento químico. Quando átomos de um mesmo elemento químico podem formar mais de uma espécie de cátion, então indica-se após o nome do elemento químico, a carga do cátion escrita em algarismo romano entre parênteses. Por exemplo, o nome dos cátions Fe 2+ e Fe 3+ são, respectivamente, ferro (II) e ferro (III). Um sistema antigo, mais usual, é o de atribuir nomes
a esses cátions com os sufixos -oso e -ico para íons com cargas menores e maiores, respectivamente. No quadro a seguir são apresentados nomes de alguns cátions.
Existem vários ânions que são poliatômicos, por isso, o nome dos ânions envolve mais regras do que o dos cátions. Desse modo, para a nomenclatura dos ânions é recomendável a utilização de um quadro de nome dos ânions como o apresentado abaixo.
A maioria dos ânions poliatômicos tem átomos de oxigênio e, por isso, são chamados oxiânions. Os oxiânions com menor número de oxigênio recebem o sufixo -ito e os com maior número o sufixo -ato. Assim, os oxiânions NO 2– e NO 3– são denominados, respectivamente, nitrito e nitrato. Há ânions com composição mais complexa, com regras mais elaboradas incluindo uso de prefixos, para os quais é preferível fazer uso do quadro, como para os ânions permanganato (MnO 4– ), hipoclorito (ClO – ) e peróxido (O 22– ). Nossa intenção, neste momento, é que você comece a se familiarizar com os nomes dos ânions: para isso, habitue-se a consultar sempre o quadro de ânions.






Nenhum comentário:
Postar um comentário